top of page

Empresta-me tua máscara…

Actualizado: 2 sept 2021

Nestes tempos há sido costume usar uma máscara para sair fora de casa. Podemos olhar máscaras de todas as cores, vermelhas, azuis, pretas, cinzas, com impressões ou inclusive camuflados, mais quando saímos sempre, quase no modo automático, nós usamos uma máscara. Uma das coisas interessantes das máscaras é que nós podemos sorrir detrás dela e obviamente as pessoas não se dariam conta disso, porque a máscara impede que eles nos vejam sorrir. É assim como nós sorrimos detrás das máscaras ou talvez, alguém fique de cara amarrada, nós não nos daríamos conta do que fazem as outras pessoas. E é que, algumas atuam duma maneira que não precisam mostram suas verdadeiras intenções, pelo contrário, uma coisa que podemos fazer é controlar nossos pensamentos.

 

Provérbios 4:23 (NTLH)

23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.

 

Quantas vezes havemos sentido que algumas pessoas não hão sido genuínas conosco ou de termos nos traídos. É que esses sentimentos encobertos são pensamentos que se manifestaram através das ações. Porém, quando Deus fala que devemos cuidar nossos pensamentos, si refere a que tudo o que contemplemos da maneira errada pode levarmos a tomar decisões equivocadas para demais ou para nós mesmos.

 

Mateus 15:18-19 (NVI-PT)


18 Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. 19 Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

 

Quando Deus nos indica que renovemos nossa mente, Ele diz o porquê, sabe que pode ser que tenhamos pensamentos que não sejam puros, mesmo que atenta contra a integridade do nosso coração e nossos sentimentos. Contudo, quando renovamos nossa mente, tiramos tudo aquilo que não faz bem ao nosso próximo nem a nós, pois como explica o versículo anterior, o impuro vem do coração (algumas traduções no espanhol falam que vem da mente), mais só quando não purificamos nosso coração e a nossa mente é que fazemos alguma coisa contra nós mesmos ou demais.


Do mesmo modo, podemos meditar que se nós permitimos que os maus pensamentos inundem nossa mente e nosso coração sem que nós os controlemos, estaremos atuando duma maneira que atropela no solo a nossas próprias relações mais também quebra nossa relação com Deus.

 

Provérbios 21:27 (NTLH)


27 Deus detesta os sacrifícios que os maus lhe oferecem, especialmente quando oferecem com más intenções.

 

Ainda intentemos fazer as coisas “bem” diante de Deus e, fazemos com segundas intenções fazemos coisas desonestas quando ninguém mais esteja olhando, atuamos sem sinceridade, nossos sacrifícios não serão aceitados. Muitas pessoas acreditam que como ninguém descobriu do que falaram ou do que disseram contra alguém ou não disseram diante da pessoa, tudo ficará bem. Pode ser que uma pessoa não se dar conta, contudo, Deus sabe e Ele estará medindo nossos corações, nossas intenções e nossos pensamentos e, igualmente si assegurará dos que caminham em retidão de coração e integridade tenham sua proteção.

 

Provérbios 10:9-10 (ARC)


9 Quem anda em sinceridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido. 10 O que acena com os olhos dá dores, e o tolo de lábios será transtornado.

 

Ser íntegro se define como “algo que não pode ou não está sujeito à corrupção. Integridade é um sentimento, uma convicção ou uma ação que permanece imutável.[i]" O dicionário define íntegro como: “Qualidade de quem não se deixa corromper; que age com honestidade; honesto: juiz íntegro.[ii]” Naturalmente, uma pessoa que não controla seus pensamentos, termina expressando o que não controla duma maneira ou de outra. Como diz a palavra de Deus, inclusive pode fazê-lo loucamente. Deus nos diz que todo aquele que vai contrário à integridade ou que não controle seus pensamentos, sofrerá e será castigado. Embora, nos indica que todo aquele que controla sua maneira de viver, será protegido mais não aquele que não controla suas palavras.


Semelhantemente, algo devemos considerar e o que pensa nosso Deus dos nossos caminhos e das atitudes e procederes que temos tomado. Considerando que o Senhor é juiz das nações e que nos julgará conforme nossas ações e nosso atuar, atuar com integridade garante que tenhamos acesso a sua misericórdia.

 

Salmos 7:8 (ARC)


8 O Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça e conforme a integridade que há em mim.

 

Com certeza, recordaremos como pensamos, assim atuaremos e sem dúvida assim seremos. Não deixemos que os maus pensamentos definam quem somos. Ao contrário, examinemo-nos todos os dias para caminhar em retidão baixo a proteção e misericórdia da nosso Deus. Finalmente, recordaremos a promessa do nosso Deus: “O Senhor Deus é o sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade. ” (Salmos 84:11, NVI-PT)


E se tu ainda não aceitaste a Jesus em teu coração ou desejas reconciliar-te com Ele podes fazer a seguinte oração em voz alta e Deus fará o resto em ti:


“Senhor Jesus, perdoa meus pecados, pois meus pecados me separam de ti. Eu te reconheço, como meu único, suficiente e verdadeiro Salvador. Eu rompo todo pacto com o mundo, como a carne e com o inimigo. Agradeço-lhe pelo sacrifico da cruz. Eu sei que si eu morresse, em teus braços eu estarei. Amem.”

E se você fez esta oração hoje, escreva-me a kltapiahernandez@gmail.com, eu gostaria de saber de você. E se isto foi de bençoe para você, compartilhe com alguém mais. Somos uma família em Cristo Jesus, estamos aqui para apoiar-nos os uns aos outros. Deus te abençoe!

 
0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo

Comentarios


bottom of page