top of page

Fogo na cobertura

Não sei se há ouvido a expressão, “Fogo na Cobertura,” mas eu ouvi recentemente quando assistia um filme. Chamou-me a atenção, que para proteger um soldado ou o que estava ferido, seus companheiros tentavam apontar para o inimigo para que o soldado pudesse ser resgatado ou que este pudesse fugir. E é aqui que me impressiona como podemos aplicá-lo à nossa caminhada cristã. Às vezes temos irmãos em Cristo, amigos, familiares que parecem passar por várias provas, situações, problemas ou eventos, que se não forem firmes em Deus, provavelmente ficarão desanimados ou deprimidos. Durante esses momentos, alguns de nós podem sentir a necessidade de orar por essa pessoa ou oferecer uma mão amiga para apoiá-la, ajudá-la ou confortá-la em situações que podem se tornar mais exigentes do que em outras circunstâncias.


Em outros casos, pode ser que sejamos nós que passamos por isso e outra pessoa estenda a mao para nos ajudar. É por isso que, que é muito importante, quando algo acontece em nossa vida, podemos ir ao nosso Pai Celestial e saber que nada falta com Ele, mas Ele também nos diz com quem podemos contar. Isso nos leva a refletir que nós, como filhos de Deus, devemos assemelhar-nos a Cristo e ajudar os outros, quando necessitarem de nossa ajuda e, consequentemente, quando necessário, Deus enviará seu "fogo de cobertura" quando precisarmos dos outros. No tópico de hoje, meditaremos sobre as situações em que os personagens bíblicos apoiaram os outros (e quando não apoiaram) e, por meio dessa cobertura de oração e apoio, nossos personagens foram capazes de passar para o próximo estágio de suas vidas.


1º Caso: Eliseu e seu servo

 

2 Reis 6:15-17 (ARA)

15 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? 16 – Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17 Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que abras os olhos para veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e de carros de fogo, em redor de Eliseu.

 

Nesta passagem, podemos ver como o servo de Eliseu, Geazi, se sentiu perturbado, preocupado, cercado e talvez até impotente por causa do que ele acreditava ser uma situação impossível de escapar. Estas são as ocasiões em que acreditamos que as coisas acontecem ser ter solução, sentimos que é muito pesado para nós, pode ser que até certas coisas sejam difíceis de acontecer, mas vem alguém que em oração pede a Deus que nos faça ver as coisas como Deus as vê. Assim como Eliseu pediu a Jeová que abrisse os olhos de seu servo, Eliseu com sua oração de proteção para seu servo, conseguiu que a pessoa por quem intercedesse pudesse sentir segurança no Senhor dos Exércitos, porque o Senhor estava com Ele. Quando Eliseu diz a Geazi para não ter medo, é porque até o servo duvidava, assim passa consco, que às vezes não estamos seguro vem alguém que com a certeza do “Grande Eu Sou” reafirma-nos o que Deus está fazendo por nós e como Ele tem a resposta para que podemos acreditar que é impossível resolvr Quando Eliseu disse a seu criado que não tenha medo, é porque o servo duvidava, assim também passa conosco, que as vezes não estamos seguros, vem alguém que com certeza “O grande sou eu” reafirma-nos o que Dios está fazendo a nosso favor e como Ele tem a resposta na qual podemos acreditar que tudo é possível de resolver-se.


2º Caso: Davi e Jônatas

 

1 Samuel 20:12-13 (ARA)

12 E disse Jônatas a Davi: O senhor, Deus de Israel, seja testemunha. Amanhã ou depois de amanhã, a estas horas sondarei meu pai: se algo houver favorável a Davi, eu to mandarei dizer. 13 Mas, se seu pai quiser fazer-te mal, faça com Jônatas o Senhor o que a este aprouver, se não to dizer saber eu e não te deixar ir embora, para que sigas em paz. E seja o Senhor contigo, como tem sido com meu pai.

 

Tomando em conta que cobertura significa a ação de cobrir ou proteger algo[i], podemos reflexionar que a amizade entre Davi e Jonatas para com aqueles que tentaram se proteger mutualmente, porém, nos versículos anteriores, podemos ver como a prevenção de riscos de Jonatas e Davi fez com que os dois criassem um plano de cobertura contra qualquer potencial ataque do rei Saul contra Davi. É importante notar que Jonatas, amigo de David, tomou a decisão de protegê-lo. Quando Jeová é uma testemunha, é porque se separa que haja uma palavra de verdade, lealdade e autenticidade no que é dito, visto que esses homens israelitas foram instruídos a não usar o nome de Deus em vão. Além disso, pode-se observar que a cobertura, ou proteção, que Jônatas poderia hipoteticamente fornecer a Davi, poderia até mesmo colocá-lo em perigo, visto que ele iria contra seu pai, o Rei Saul, porém Jônatas sabia que Jeová já havia tomado uma decisão sobre o futuro de seu pai e de Davi. É importante notar que no versículo 13, há a frase, “e o Senhor seja convosco, como foi com meu pai”, significando que Jônatas já havia notado que o Senhor não estava mais com seu pai. Haverá momentos em que teremos que ajudar os outros e orar por eles para que façam bem, porque pode ser que, por uma injustiça, sejam atacados. É nosso dever poder acolhê-los em oração e protegê-los de acordo como o que Deus nos permite.



3º Caso: Jesus e seus discipulos

 

Mateus 26: 38-40 (ARA)

38 Entao, lhe disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o rosto, orando e dizendo:Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja com meu eu quero, e sim como tu queres. 40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo: e disse a Pedro: Então, nem uma hora vos vigiar comigo.

 

Jesus, ao sentir uma profunda tristeza, dirigiu-se aos seus amigos, os discípulos, para que lhe oferecessem uma oração de apoio e cobertura. Enquanto passava por grande tribulação e angústia, pouco antes de ser entregue por Judas Iscariotes, Jesus pediu a seus amigos de confiança, que trabalhavam com Ele no dia a dia, que orassem por Ele. Ironicamente, a quem pediu ajuda para encobrir a oração, em seu momento mais difícil, eles adormeceram. Vale esclarecer que se lermos essa passagem podemos ver que Deus Pai enviou um anjo para fortalecer Jesus enquanto Ele orava [ii]. Nesta ocasião, podemos ver a proatividade de Jesus em pedir o apoio de seus discípulos, seus amigos, seus companheiros no dia a dia, mas eles falharam. Portanto, devemos estar atentos ao que sentimos em nossos corações e pelo que devemos orar.


Caros amigos leitores, o dia de hoje é muito importante, pois Deus está nos levando a refletir sobre nossos temas de oração e como podemos ajudar a nós mesmos e até aos outros. Hoje podemos meditar sobre como a cobertura de oração pode ajudar outros a abrir os olhos para ver a lealdade do Senhor, pode nos ajudar a encontrar a proteção de Deus quando acreditamos que estamos sozinhos e até mesmo nos levar a meditar nas coisas que falhamos. Será que nos sentimos incomodados e precisamos abrir os olhos de quem nos acompanha? Ou devemos pedir a Deus que o faça ver outra pessoa que o defende? Em que aspecto Deus está nos pedindo para orar? Deus colocou em seu coração o desejo de orar por outra pessoa? Haverá uma ocasião em que devemos orar por proteção de alguém. Haverá alguma ocasião em que devemos orar por proteção para alguém para que Deus ajude essa pessoa? Será que eles nos pediram ajuda em oração e nós falhamos? Devemos reiniciar nossa oração a outra pessoa para pedir a proteção de Deus para ela? Vamos meditar no que Deus está nos pedindo para fazer hoje para que possamos orar, de acordo com a vontade do Senhor. Si isso abençoou e edificou você, convido-o a compartilhar esta publicação. E se você ainda não aceitou Jesus em seu coração ou deseja se reconciliar com Ele hoje, encorajo-o a fazê-lo, e leia a seguinte oração em voz alta:


“Senhor Jesus, peço-te perdão pelos meus pecados, pois sei que os meus pecados me separam de ti. Eu te reconheço como meu único, suficiente e verdadeiro Salvador. Eu quebro todo pacto com o mundo, com a carne e com o inimigo. Agradeço-te, pelo sacrifício na cruz, sei que pelo teu Sangue estou limpo de todo pecado e hoje tenho um novo começo. Peço que, a partir de hoje, a tua palavra seja a lâmpada dos meus pés e que o teu Espírito Santo oriente as minhas decisões em tudo o que faço. Amém!"

0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo

Comentários


bottom of page